SKALIBANS

Porque a musica é feita de diversidade, porque hoje em dia é dificil falar seja de que estilo for como algo estanque e fechado a qualquer influência do exterior e também porque o Metal&Cª é um espaço aberto a todos, hoje aprensento-vos os Skalibans.

O nome é engraçado e condiz com estes jovens tão divertidos...

Num registo pouco usual, muito menos nestas andanças, os Skalibans misturam punk/rock com outros sons como o Ska/reggae, inovando quer na sonoridade, quer na introdução de instrumentos de sopro (pouco convencionais no seio de novas bandas), nomeadamente o trompete e o trompete de varas. Tudo isto aleado a todas as influências criativas de cada elemento do grupo, os Skalibans acabam surpreender o panorama musical, criando um estilo irreverente, descontraído e muito próprio.

Após alguns anos de formações provisórias, de entradas e saídas de elementos, os Skalibans conseguem formação definitiva há cerca de ano com Gonçalo na bateria, Sérgio como "leading voice", Pedro na guitarra, Clara no Trompete e Heldér no trompete de varas, colectivo que o Metal & Cª teve a oportunidade de assistir em concerto no Ponto de Encontro - Casa da Juventude de Cacilhas, no dia 6 de Janeiro. Noite enérgica, calorosa, a abarrotar de fieis seguidores destes jovens que prometem dar cartas no mundo da música.

Confesso que a ideia de punk e mesmo a de ska-reggae que tinha até aqui era demasiado "tradicional" ou rótulada, como lhe queiram chamar, não imaginando sequer a junção que poderiam originar e que mais tarde tive oportunidade de assistir. Casa cheia, música de qualidade, jovens promissores e uma multidão entusiasmada em grandes moshes e "crowdsurfing" (dignos de um qualquer concerto de metal), manifestaram durante todo o tempo do concerto toda admiração pela banda. Bastante empenhados e preocupados com o seu desempenho durante todo o espectáculo, a banda apresenta-se em palco, de forma bastante descontraída, interagindo e comunicando bastante com o publico, bem como entre elementos, o que por si só transmite uma boa imagem e agrado ao publico no geral.

A sonoridade é descontraída, mas "pujante", as letras ficam no ouvido e rápidamente os ritmos acabam por se fixar na nossa memória. Ficam assim dessa noite temas como "sunshine", "late night call" ou "under your spell" entrecalados com diversos outros temas e um destaque para um pormenor engraçado do baterista que para além de ter brindado o publico com um voo para a plateia no final do concerto, tocou também todo o tempo descalço ;)

A banda conta já com cerca de 50 concertos nos últimos 2 anos, destaque para o terem feito a abertura para um dos Concertos da banda Kussondulola e de terem tocado com banda de cartaz na festa do caloiro da FCT do Monte de Caparica. Neste momento os Skalibans continuam a trabalhar, entrando em estúdio já no próximo mês de Fevereiro onde irão gravar dois temas (Sunshine e Late Night Phone call) que irão constituir o seu primeiro Cd single.

Ficam os desejos de sucesso e muito trabalho para os Skalibans! ;)

Nota: Agradecimento ao Rui Pereira pelo email de divulgação do concerto, com infos da banda e foto, também a Cristina E. Santo pelo envio de material da banda e pela companhia dessa noite no concerto e ao CM pela companhia e pelas dicas sobre fotos! ;)